domingo, 31 de maio de 2009

São Paulo diz NÃO ao tabaco



Hoje acontece o Dia Mundial Sem Tabaco.Criado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), visa conscientizar o maior número de pessoas sobre os malefícios que o consumo do tabaco e de seus derivados causam. No Brasil, é coordenado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) desde 1989, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de Saúde.

O tema desse ano é “Mostre a verdade. Advertências Sanitárias salvam vidas”. O foco são as advertências visuais nos maços de cigarro e seu uso para alertar sobre os riscos da fumaça em locais fechados para os não-fumantes.

Serão promovidas atividades e eventos em vários estados. Em São Paulo, funcionários do HC estão distribuindo panfletos com informações sobre os efeitos do cigarro para a saúde. Há seis meses vigora o projeto ICHC Livre do Tabaco no Hospital, que proíbe o fumo em suas dependências.

No dia 07/05 o governador Serra sancionou a lei antifumo, que proíbe o uso de cigarro ou derivados de tabaco em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, total ou parcialmente fechados em qualquer um dos lados por parede ou divisória, em todo o Estado. Ela entrará em vigor no dia 07/08 (90 dias após o sancionamento).

Após essa lei, a busca por tratamento para deixar de fumar aumentou. Para os que querem parar de fumar, o Grupo Nova Vida tem atendimento gratuito:

Local:
Rua Turiassú, 734 Perdizes/ São Paulo
Quando: Toda segunda-feira às 20h00
Telefone: (11) 3672-6010

Nenhum comentário:

Postar um comentário