quinta-feira, 30 de abril de 2009

O que nos estressa mais

Quem nunca se sentiu estressado em ônibus, metrô ou trem não vive em São Paulo! Mesmo que você seja o cara mais rico de SP, já teve o prazer, ou o desprazer, de andar em transporte público municipal, ou como diz uma amiga minha TPM.
A sigla vem bem a calhar, pois é exatamente como nos sentimos quando estamos naqueles dias que antecedem os dias vermelhos de nossas vidas (p/ as mulheres, é claro!). Digamos que nesse período, tudo perde a cor, tornando os dias preto e branco, ou só preto, que demonstra mais o que sentimos! Pois branco nos remete à paz, e paz é o último sentimento nesses momentos caóticos de nossas vidas.
Eu passo por TPM todo o santo dia....e posso afirmar: perco meu bom-humor, minha paciência e minha PAZ quando estou dentro de qualquer tipo de transporte...
Tudo começa quando saímos de casa....muitas vezes carregados, com uma bolsa gigante e sempre segurando alguma coisa na mão pq ñ coube na bolsa, ou pq se colocasse ia pesar muito. Aí chegamos no ponto/ estação...Pensamos: será que consigo sentar? E ainda levamos livro p/ ler no caminho na ilusão de que conseguiremos.
Se conseguimos sentar: "Ai que ótimo!". Mas daí o transporte começa a encher, encher, encher...
Sempre tem aquela criança adorável que fica gritando no ônibus tirando a sua concentração na leitura, aquelas pessoas com assuntos de ônibus (do estilo dos assuntos de elevador), pessoas c/ a bolsa/barriga na sua cara (implorando p/ que você segure ou que deixe ela sentar)...Enfim...ruim de pé, pior sentado...
Eu sempre seguro bolsas e afins, porque sei muito bem como é terrível se equilibrar no ônibus com uma mão só, e às vezes, com nenhuma!
Mas...quando não conseguimos um lugar ao sol p/ sentar, ficamos de PÉ...Aí vem a parte dinâmica da viagem!... O sorriso se cala, a voz fica mais forte, os sentidos mais aguçados, pois qualquer coisa irrita...pode ver que o semblante das pessoas em ônibus são sempre os mesmos....
A sensação é das piores, parece que você nunca vai chegar no lugar...o pequeno trajeto Barra-Funda p/ Sé parace um eterno trajeto, como se você estivesse indo para o Japão em uma lata de sardinha!
Então...aí vai algumas dicas:
1. Equilibre-se sempre: a)Metrô: abrindo as pernas ao máximo, como se estivesse em cima de um skate...a cada freada, incline-se p/ direita p/ equilibrar o corpo!
b)Ônibus: segure sempre com a mão direita, porque não adianta: você não tem força na mão esquerda e vai acabar levando um capote no busão!
2. Ande com os braços grudados na bolsa e com os cotovelos sempre para trás ( para o caso de algum engraçadinho se aproximar de você com segundas (ou primeiras) intenções)
3. Não atenda o celular, porque você vai cair...
São só algumas dicas...assim que estiver mais inspirada, posto mais!!
Enfim...
É nesses momentos que penso diariamente em morar no interior ou na praia... Mas será que eu troco essa selva de pedras?

Um comentário:

  1. Adorei as dicas Quel...é isso mesmo...hsuahauhsua....

    tem outras ne...
    mas não lembro agora....ainda ta mto cedo..acabei de acordar..hsuhsuahsu...

    parabéns pelo blog lindaa!!

    bjinhos*

    ResponderExcluir